Engenharia & Construção na requalificação da margem esquerda do Rio Sorraia

Fecha de la noticia: 21 Febrero 2020

O Grupo NOV Engenharia e Construção encontra-se a executar a empreitada de Requalificação da Margem Esquerda do Rio Sorraia. Esta tem sido uma oportunidade para a empresa demonstrar toda a sua competência neste tipo de empreitadas.

A técnica utilizada para a regularização e estabilização da margem consistiu na colocação de colchões «reno» no talude da margem esquerda, visando a proteção contra a erosão da margem fluvial, em combinação com a utilização de manta orgânica em fibra de coco no topo do talude.

A margem foi reperfilada em 2 fases: uma primeira fase realizada «a seco» (fora da influência da água); e uma segunda fase relativa à restante zona localizada dentro do rio, por forma a definir um perfil constante ao longo de toda a margem, com uma inclinação 1(V) para 3(H).

A execução destes colchões «reno» implicou o rebaixamento do nível freático do rio junto à margem. Para o efeito, recorreu-se à criação de uma «mota» conjugada com a utilização de bombas submersíveis, o que permitiu o encastramento dos Gabions de base 75 centímetros, abaixo da cota existente no leito do rio, e a colocação posterior dos colchões «reno».