BioSmart promove Sessão de Esclarecimento sobre Ecoparque do Algarve

News date: 8 October 2020

Esta sessão foi marcada pela criação de uma Comissão de Acompanhamento do projeto ambiental.

Esclarecer e informar foram as palavras de ordem que orientaram a sessão pública de esclarecimento sobre o EcoParque do Algarve, realizada na Junta de Freguesia de Messines, no passado dia 23 de setembro. O debate contou com a presença do especialista convidado José Manuel Palma, da presidente da Câmara Municipal de Silves e da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, Rosa Palma e Carla Benedito, e da administração do Grupo NOV Ambiente & Energia. 

A BioSmart, empresa do Grupo NOV Ambiente & Energia, à semelhança da sessão realizada para os eleitos do Poder Local, apresentou à população a tipologia de construção, forma de funcionamento e tecnologias usadas nesta unidade, ativa desde 1 de setembro, e que se destaca pela sustentabilidade em circuito como exemplo acabado de Economia Circular. No debate foi também dada a oportunidade aos participantes de expressarem as suas dúvidas e receios, nomeadamente a questão dos odores, que foi amplamente debatida.

Para garantir e reforçar a transparência do processo, salvaguardar os interesses da comunidade de Messines e apostar na melhoria  contínua dos procedimentos, irá ser criada uma Comissão de Acompanhamento, constituída por elementos externos à Unidade de Compostagem.