Os Hotéis Eurosol e a Nøytrall participaram no programa Newton 4.0

News date: 14 June 2021

Projeto piloto visa contribuir para um turismo mais sustentável

As preocupações ambientais estão cada vez mais presentes nas estratégias empresariais e nas atitudes dos consumidores, contudo ainda há muito caminho a percorrer. Os hotéis necessitam de reduzir emissões de CO2 e os consumidores devem intensificar comportamentos para que se atinja um desenvolvimento sustentável.

Em sustentabilidade, uma palavra-chave é responsabilidade.  Sabendo que as emissões derivam do consumo, então, é necessário responsabilizar os hotéis e os hóspedes pelos seus consumos e ajudá-los a reduzir.

A Nøytrall disponibiliza um sistema de acompanhamento do consumo dos hóspedes, que permite aos hotéis saber exatamente o que os hóspedes estão a consumir e agir sobre essa informação. A solução da empresa passa pela instalação de um conjunto de medidores em cada unidade de alojamento, que permite saber ao minuto o consumo de energia elétrica e água de cada hóspede, e essa informação está acessível aos hotéis e aos hóspedes através da web ou de uma app.

Dada a preocupação dos Hotéis Eurosol com a sustentabilidade, logo que foi recebido o convite para integrar as empresas desafiadoras do Programa Newton 4.0, foi com entusiasmo que foi apresentada a proposta de análise de um problema que já estava identificado e que se relacionava com a monitorização real dos consumos dos hóspedes e a eficiência desses mesmos consumos. A análise dos consumos é efetuada mensalmente para cada Hotel e são considerados os valores comparativos, quer com o período homólogo quer com os valores das restantes unidades Eurosol.

Neste contexto surgiu a parceria entre a Nøytrall e os Hotéis Eurosol. O projeto foi desenvolvido ao longo de oito meses e os medidores foram instalados em algumas unidades de alojamento do Eurosol Residence Hotel Apartamento.  A apresentação do ponto de situação da parceria ocorreu dia 26 de maio, em simultâneo com os restantes 14 projetos envolvidos no programa.

Segundo o Turismo de Portugal “o Newton 4.0 – New Tourism Opportunities & Network é um programa internacional de inovação aberta, promovido pelo IPN Incubadora em articulação com a RIERC – Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro e a Turismo Centro de Portugal e que conta com o apoio do Turismo de Portugal, no contexto do programa FIT – Fostering Innovation in Tourism, que tem como objetivo dinamizar novos projetos disruptivos de base turística e estimular o ecossistema empreendedor. O Newton 4.0 é dirigido a startups da área do turismo ou de outras áreas, com menos de sete anos, desde que enquadradas nos desafios do programa FIT 2020/2021: soluções sustentáveis, melhores dados e insights, seamless experience, dispersão territorial e sazonal da procura e desenvolvimento de soluções digitais para as empresas, sobretudo PME”.

Os consumos de água e energia elétrica já estão a ser registados e em breve serão disponibilizados para análise, com o intuito de permitir uma monitorização mais rigorosa e consequente tomada de decisão mais assertiva.

Na app, os hóspedes poderão acompanhar os consumos da sua estada e consultar um sistema informativo e de gamificação, que os pretende sensibilizar a adotar hábitos sustentáveis e motivar a serem mais ecológicos, recompensando-os com um conjunto de benefícios, experiências ou produtos sustentáveis.

Pretende-se ajudar a que os consumidores sejam neutros, cuidem da sua pegada e se envolvam também para tornar o turismo mais sustentável.