Prestação de serviços na Estação de Tratamento de Águas das Minas

Fecha de la noticia: 22 Octubre 2020

A BioSmart iniciou, em junho de 2020, uma prestação de serviços de descontaminação de águas nas áreas mineiras de radioativos para a Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. (EDM), para um período de dois anos.

As infraestruturas abrangidas nesta prestação de serviços são às Estações de Tratamento de Águas das Minas (ETAM) da Urgeiriça no concelho de Nelas, da Quinta do Bispo, da Cunha

Baixa e da Freixiosa no concelho de Mangualde, do Vale da Abrutiga no concelho de Tábua, do Castelejo no concelho de Gouveia, da Bica e Vale D’Arca no concelho do Sabugal.

Estas ETAM tratam as exsurgências contaminadas de antigas áreas mineiras, nas quais se desenvolve o tratamento e monitorização das águas de modo a garantir a sua salubridade, obtendo-se assim a recuperação e valorização ambiental dos efluentes das anteriores minas, que seguem para linhas de água limítrofes.

Entre 2017 e 2020, a BioSmart, em consórcio, desenvolveu nestas instalações uma prestação de serviços similar, realizando agora este contrato autonomamente para a EDM, que abrange novos serviços de manutenção, incluindo a beneficiação da desidratação de lamas da ETAM da Urgeiriça e a operação da nova ETAM da Quinta do Bispo.

Para desenvolver os serviços deste contrato, a BioSmart tem afeta uma direção técnica que coordena os trabalhos, e três técnicos em permanência que realizam os planos de operação e manutenção das instalações. Outros trabalhos de manutenção específicos são realizados por técnicos da BioSmart e do Grupo NOV.