Obras no Centro de Produção da Chamusca

Fecha de la noticia: 18 Mayo 2021

Lena Agregados executa melhorias no seu centro de produção da Chamusca com apoio da Equimetra.

Um dos centros de extração de inertes ativos da Lena Agregados, na freguesia e concelho da Chamusca, desenvolve o seu processo produtivo de extração de Areias e Seixos lavados calibrados, recorrendo a uma metodologia extrativa particular, designada por “Método de Sucção”, ou seja, através de uma bomba instalada numa draga flutuante que opera em leque dentro do leito do rio Tejo (extração direcionada diagonalmente) e munida do auxílio de jatos de água sob alta pressão.

Esta mescla de materiais inertes e água são encaminhados por impulsão numa tubagem flexível PEAD 355 mm, percorrendo cerca de 800 ml, apoiada em boias flutuantes metálicas no rio, que se designa “Linha de Dragagem”. Este ramal culmina numa instalação de seleção e classificação por crivagem com lavagem, localizado na margem esquerda do rio Tejo, designada por Zona de Estaleiro.

Foi nesta da Zona de Estaleiro que Lena Agregados, em parceria com a Equimetra, sentiu necessidade de investir e requalificar os seus equipamentos de seleção e lavagem (fixo e móvel), possibilitando o aumento da produtividade com melhoria na eficiência e qualidade, diminuindo os tempos de ociosidade inerentes ao estado de desgaste do equipamento. Para além disso, permitiu também dar cumprimento ao DL 50/2005 para equipamentos.

O investimento rondou os 50 mil euros tendo sido intervencionados, por recuperação e substituição, diverso equipamento fixo e móvel, como do Tapete Pivot, Tapete de Saída das Notas de Alimentação ao Tapete Pivot, Sistema de lubrificação automático, Crivo fixo vibrante de 3 decks, conjunto Móvel de Crivagem “EXTEC”, entre diversos outros trabalhos de reparação e restauro.

Em termos logísticos esta requalificação necessitou perto de 3.000 horas de trabalho e contou com a mobilização de meios de todas as áreas da Equimetra, e ainda algumas empresas externas.

Estes trabalhos permitiram melhorias significativas no Centro de Produção da Chamusca da Lena Agregados e apenas foi possível graças à experiência e competência técnica das equipas desta empresa e da Equimetra.