Remodelação da Biblioteca Municipal de Estremoz

News date: 10 September 2021

A empreitada de Reabilitação do Edifício Luis Campos e adaptação a Biblioteca Municipal foi concluída pelo Grupo NOV Engenharia e Construções no passado mês de março.

A obra consistiu na recuperação e reabilitação de um edifício, construído no período barroco, conhecido como “Edifício Luís Campos”, com a finalidade de ser adaptado para Biblioteca. A adaptação deste edifício para Biblioteca veio dotá-la de quatro pisos, com uma área bruta de construção total de 1.370 m2.

Um dos requisitos foi a manutenção da fachada principal e a dotação de condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, a todos os pisos do edifício.

O piso em cave, é ocupado por espaços de trabalho, depósito e um acesso ao Auditório, que serve como saída de emergência.

No piso 0, desenvolve-se o átrio, sala de leitura de periódicos (jornais, revistas, etc.), instalações sanitárias para o público, espaços de utilização exclusiva de funcionários (copa, zona de cacifos e instalação sanitária) e o Auditório. Neste piso existe ainda um logradouro e um pátio.

No piso 1, desenvolve-se a sala de leitura, a sala infantojuvenil, o espaço administrativo e núcleos de instalações sanitárias para o público.

No piso 2 encontra-se a Sala do Livro Antigo e um acesso à cobertura e zona técnica.