Águas Públicas do Alentejo adjudica limpeza de lagoas à BioSmart por 1,4 milhões

News date: 29 August 2022

A BioSmart – Soluções Ambientais, do Grupo NOV Ambiente e Energia, garantiu a adjudicação e iniciou já os trabalhos referentes ao concurso de “Aquisição de serviços para remoção de lamas de lagoas de ETAR”, para a da AgdA - Águas Públicas do Alentejo, S.A.., a decorrer em 33 ETAR da zona de influência desta entidade.

As ETAR identificadas situam-se nos 13 municípios membros da AgdA: Aljustrel, Arraiolos, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Mértola, Odemira, Santiago do Cacém, Serpa, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vidigueira. A prestação de serviços tem um prazo máximo de 3 anos.

O procedimento público apresenta um valor máximo de 1.418.715,40 euros, dependendo do volume de trabalhos efetivamente necessários, medidos em toneladas de lamas removidas, transportadas e entregue para deposição em destino final adequado.

O valor final a suportar pela AgdA dependerá, essencialmente, do volume de lamas removidas (m3) e da quantidade de lamas (toneladas) enviadas para destino final adequado, sendo admissíveis a valorização agrícola e a compostagem.

Está prevista a limpeza de 33 lagoas, 7 através de recurso a jangada com bombagem para aspiração de lamas e secagem através da utilização de unidade de desidratação móvel e 26 com recurso a meios mecânicos do tipo giratória com balde de limpeza sem dentes e lagartas de borracha e secagem das lamas através de desidratação solar.

No total, estima-se a retirada 24.350 toneladas de lamas, 6.360 com recurso a jangada e 17.990 com recurso a giratória.