Trabalhos de melhoria da ETAR de S. Pedro de Gafanhoeira

News date: 16 September 2022

Os trabalhos referentes ao projeto de “Aquisição de Serviços de Execução de um Dreno e Impermeabilização da Lagoa Facultativa da ETAR de São Pedro da Gafanhoeira”, foram adjudicados à BioSmart – Soluções Ambientais. Esta ETAR, do concelho de Arraiolos, encontra-se sob a gestão da AgdA – Águas Públicas do Alentejo.

Estão incluídos nos serviços contratados todos os trabalhos de execução do dreno, remoção das lamas existentes na lagoa e impermeabilização da mesma, bem como o encaminhamento das lamas removidas a destino final.

O mapa de trabalhos contempla seis tarefas principais a executar na lagoa facultativa: remoção de lamas; execução de drenagem de fundo; regularização dos fundos e dos taludes; impermeabilização; ligação do dreno à linha de água; e execução de poço de bombagem.

A ETAR de São Pedro da Gafanhoeira apresenta uma linha de tratamento composta pela Obra de entrada com gradagem manual, pela Lagoa facultativa alvo da intervenção e pela Lagoa de maturação.

A prestação de serviços será executada num prazo máximo de 60 dias, a contar da data de assinatura do contrato, e tem um valor máximo que ascende a 72 mil euros.

A BioSmart é uma empresa do Grupo NOV Ambiente e Energia, do qual também fazem parte as empresas Bioenergias e Treciver.