Convenção e Gala 2022 com + VALOR

News date: 3 November 2022

A XXIII Convenção do Grupo NOV e a Gala da noite realizaram-se no primeiro semestre do ano, sob o lema +VALOR.

A XXIII Convenção, que decorreu durante a tarde no Eurosol Leiria, apenas com colaboradores, foi realizada essencialmente num formato presencial, ao contrário do que sucedeu nos dois anos anteriores, e contou igualmente com a participação à distância de colaboradores da área internacional.

A agenda de trabalhos procurou diferenciar-se de anos anteriores, com o objetivo de criar uma maior interação entre todos os colaboradores participantes e promover o espírito de equipa. 

Como habitual, o CFO do Grupo, Paulo Silva Reis, abordou a performance financeira do ano 2021. O CEO do Grupo, Joaquim Paulo Conceição, abordou os principais desafios para o ano 2022 e seguintes. Destacou três eixos principais: Negócio Sinérgico e Seletivo (produtos para clientes NOV, Relacional e Digital, Independência e rentabilidade nos mercados internacionais); Orgulho com Satisfação e Competência (satisfação com recuperação da autoestima, e promoção da competência); Valor Acrescentado e Percebido (perceber a remuneração pelo valor, acrescentar valor pela relação e promover o nosso valor).

Para além destas duas intervenções inevitáveis na Convenção do grupo, os colaboradores do Grupo tiveram de participar da agenda de trabalhos. Em primeiro, no decorrer da tarde, tiveram de ir participando com resposta a pequenos questionários online que foram lançados em três momentos distintos.

Por outro lado, 10 grupos de trabalho, criados antes da Convenção, tiveram que apresentar o resultado do seu trabalho. O desafio lançado aos cerca de 200 colaboradores participantes pretendia a apresentação de sugestões de melhoria para: acrescentar valor aos produtos e serviços e/ou como otimizar os processos. Desta reflexão, somaram-se cerca de 50 sugestões de melhoria, algumas a implementar e outras já em implementação e que ajudarão a criar maior sustentabilidade e mais valor

As Comissões Executivas nacionais e Internacionais participaram, este ano, através da passagem de pequenos filmes. Nestes, tiveram a oportunidade de partilhar com os presentes o que consideraram ser as principais fragilidades e destaques de 2021, e mudanças a implementar para criar mais valor em 2022.

No encerramento da tarde de trabalhos, foram presenteados os três colaboradores mais cooperantes no Canal NOV em 2021, premiado o vencedor dos questionários que foram decorrendo durante a tarde, e o que foi considerado o melhor grupo de reflexão.

 

A Gala da noite, que decorreu nas instalações da LPM Leiria, contou com a presença de colaboradores e também elementos da Leiria Business School, entidade responsável pela realização da formação «Análise Económica e Financeira» que se realizou durante esta semana, com elementos das Comissões Executivas, entre outros colaboradores de potencial do Grupo NOV.

O evento da noite foi animado com o violino e saxofone do músico Mário Dias, e contou com jantar, entrega de certificados de agradecimento a alguns colaboradores do Grupo que se reformaram em 2021/2022, entrega de certificados de reconhecimento às Comissões Executivas que mais se destacaram em 2021 (Indústria, Automóveis e Ambiente), e o encerramento da formação com entrega de diplomas aos formandos.

A satisfação global dos participantes no evento do dia 22 de abril (Convenção e Gala) foi muito positiva. Na Convenção, 93% de satisfação para o evento presencial e 91% para o evento online. Na Gala o nível de satisfação atingiu os 95%.