ECLAB efetua extensão do seu âmbito de Acreditação

Fecha de la noticia: 30 Noviembre 2021

O ECLAB, laboratório vocacionado para análise e execução de ensaios de materiais de construção, segue a orientação estratégica de aumentar a resposta aos seus parceiros, contribuindo para acrescentar valor dentro e fora do Grupo NOV. Nesse sentido, garantiu a extensão do âmbito da Acreditação para ensaio ao solo no passado dia 15 de novembro.

Com o ensaio da resistência ao betão acreditado - Resistência à compressão dos provetes de ensaio cúbicos de acordo com a norma EN 12390-3:2019 (Exceto Anexo A), o ECLAB decidiu aumentar o seu âmbito de acreditação para o ensaio ao solo de - Determinação da baridade e humidade in situ – método gamadensímetro, de acordo com a norma ASTM D 6938-17a.

 

Controlo de compactação no ECLAB

Durante a realização dos trabalhos de execução dos aterros é fundamental o acompanhamento constante. A melhor forma de controlar a compactação é através de uma ação visual/presencial, isto é, verificar em permanência se:

  • Os materiais que constituem as camadas estão de acordo com os aprovados;
  • A espessura das camadas está de acordo com as definidas na execução do aterro experimental;
  • A velocidade de passagem do cilindro é a adequada;
  • O número de passagens do cilindro é o definido;
  • A totalidade da área do aterro e compactada.

Em suma, a verificação da compactação é efetuada comparando o resultado obtido no campo com os resultados determinados em laboratório através do ensaio Proctor. Este ensaio consiste na determinação da compactação em laboratório de uma amostra do solo, com determinados teores em água que permite obter a curva de compactação da amostra. O grau de compactação mínimo exigido, deverá constar no caderno de encargos a fornecer ao empreiteiro.

É muito comum, existirem as especificações seguintes: «a camada deve ser compactada com um grau de compactação mínimo de 95%, relativamente ao ensaio Proctor modificado, e o teor em água de material antes e durante a compactação deve ser controlado de forma a situar-se entre o ótimo e menos 2%».

Os ensaios mais usados para determinar “in situ” o peso volúmico seco são, em primeiro o ensaio da garrafa de areia e, em segundo, o método nuclear radioativo (gamadensímetro). Foi com base neste segundo ensaio que o ECLAB se acreditou no passado dia 15 de novembro.

Este ensaio é utilizado para determinar a baridade e teor de humidade no campo e controlar o estado de compactação em aterros, podendo ser efetuado à superfície ou em profundidade.

A equipa do ECLAB mantem a convicção que a acreditação pela norma NP EN ISO/IEC 17025:2018 resultará numa resposta mais eficaz às necessidades e expectativas dos seus clientes. Para além disso, a acreditação contribui para o aumento da segurança, melhoria na qualidade global, diminuição dos custos operacionais, melhoria da imagem do laboratório no mercado, conquista de novos mercados e novos clientes e o reconhecimento das suas atividades.

 

Utilização de um Gamadensímetro no ECLAB

A exposição a radiações ionizantes, pode provocar efeitos nocivos na saúde, pelo que é fundamental a monitorização da radiação à qual os trabalhadores estão sujeitos. A diminuição da exposição às radiações e, consequentemente de dose absorvida. está relacionada com os três princípios básicos de proteção: o tempo de exposição, a distância à fonte radioativa e a interposição de barreiras de proteção entre o trabalhador e a fonte.

O ECLAB, tem implementadas todas as medidas que asseguraram a redução do risco a radiações ionizantes provenientes de fontes seladas, como é o caso dos gamadensímetros usados para a determinação da compactação dos solos. Algumas das medidas têm passado pela formação aos analistas que utilizam os equipamentos, assegurando que os equipamentos são usados apenas por operadores com formação adequada, organização e supervisão da utilização de dosímetros individuais que garantem o registo da dose e a respetiva monitorização pelo médico do trabalho, delimitação de zonas, colocação de sinalização de segurança, definição de medidas para o abandono dos equipamentos e existência de planos de emergência para os acidentes e incidentes previsíveis. Os equipamentos estão armazenados em bunker fechado, para garantir a não exposição a radiações, durante a não utilização do equipamento.

Os danos que a radioatividade pode causar à saúde humana justificam as normas de segurança adotadas na utilização dos equipamentos, assegurando que nenhum trabalhador está exposto a doses de radiação acima dos limites estabelecidos.