Concluída obra do Lar Nossa Senhora do Amparo em Ponte de Sôr

Fecha de la noticia: 21 Enero 2020

A empreitada de “Alteração e Ampliação de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas” em Ponte de Sôr teve como principais objetivos a melhoria das condições de habitabilidade dos 57 utentes do lar e responder aos principais requisitos da legislação atual para este tipo de edifícios.

A obra, realizada pelo Grupo NOV Engenharia e Construção, para a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sôr, foi desenvolvida em três fases distintas.

A primeira fase consistiu na demolição de um edifício existente no complexo da estrutura residencial, para posterior construção de um novo edifício, constituído por 10 novos quartos, 11 instalações sanitárias, 4 zonas de arrumos e respetivas zonas de circulação. Estes trabalhos desenvolveram-se numa área total de 570 m2 e incluíram trabalhos diversos, tais como: demolições, estrutura de betão armado, estrutura metálica, alvenarias, revestimentos, caixilharias exteriores, instalações elétricas, telecomunicações, segurança, redes de águas e esgotos, carpintarias, equipamentos sanitários, etc.

Na segunda fase foram requalificadas quatro zonas de instalações sanitárias comuns: 10 instalações sanitárias individuais (9 quartos e 1 zona de circulação) numa área total de 820m2.

Finalmente, na terceira e última fase, foi requalificada uma zona de estar, uma zona de circulação e 12 zonas de instalações sanitárias individuais de 12 quartos.

Paralelamente, foi ainda executada a requalificação dos espaços exteriores circundantes aos vários edifícios que constituem este Complexo, numa área de 430 m2, consistindo na execução de infraestruturas para as várias especialidades, criação de acessos, nomeadamente escadas e rampas, assim como a construção de um novo pavimento revestido com lajetas de granito.