BIOSMART conclui trabalhos para a Águas Públicas do Alentejo
Data da notícia: 7 Março 2023

A AgdA - Águas Públicas do Alentejo, S. A., em 2022, adjudicou à BioSmart, empresa do Grupo NOV Ambiente & Energia, duas prestações de serviços que visaram a melhoria do tratamento de águas residuais em várias ETAR da região.
O primeiro contrato adjudicado intitulou-se “Remoção de Lamas de Lagoas das ETAR de Almograve, Campo Redondo, Mina de São Domingos e Rio de Moinhos”.
Os trabalhos nestas quatro ETAR decorreram faseadamente e com dois métodos distintos. Através de giratória, foram removidas 1.181 m3 de lamas das lagoas que foram encaminhadas para compostagem após secagem solar. Através da utilização de uma unidade móvel de desidratação, foram extraídas 3.662 m3 do fundo das lagoas e resultando em 520 m3 de lamas desidratadas, que foram automaticamente contentorizadas e encaminhadas também para compostagem.
O segundo contrato designou-se “Aquisição de Serviços de Execução de um Dreno e Impermeabilização da Lagoa Facultativa da ETAR de São Pedro da Gafanhoeira”.
Aqui, os trabalhos contratados incluíram serviços de gestão de resíduos, como a remoção das lamas e das telas de impermeabilização existentes, trabalhos especializados de beneficiação da lagoa, como a execução de um dreno e nova impermeabilização da lagoa através da aplicação de argila, de geotêxtil e de uma nova geomembrana em PEAD. Os resíduos foram encaminhados para a Unidade da BioSmart em Beja.
A BioSmart tem procurado manter-se na dianteira na área do ambiente. Para além da preocupação com a satisfação dos seus clientes, tem procurado investir na inovação, em novos produtos e serviços, bem como no alargamento da sua zona de atuação.
No Grupo NOV Ambiente & Energia estão ainda incluídas as empresas Bioenergias, que se dedica à gestão de resíduos agrícolas, pecuários e industriais bem como à produção de fertilizantes agrícolas, e a Treciver, que se dedica ao transporte, acondicionamento e gestão de resíduos.