Construção da Unidade de Saúde Familiar Cardilium em Torres Novas adjudicada ao Grupo NOV

News date: 11 January 2024

O Município de Torres Novas, no passado dia 4 de janeiro, adjudicou à NOV PRO CONSTRUÇÕES, S.A, do Grupo NOV Engenharia e Construção, a empreitada de «Construção da Unidade de Saúde Familiar Cardilium – Torres Novas». A obra tem um prazo de execução de 550 dias, para um valor de 1.948.000 euros.

Esta Unidade de Saúde Familiar (USF) irá aumentar a capacidade de atendimento em 40% para um total de 14 mil utentes, face aos atuais 8.500 utentes, com aumento da equipa de cinco para oito médicos de Medicina Geral e Familiar.

A USF estará localizada na avenida Xanana Gusmão, junto ao Hospital Rainha Santa Isabel e tem uma área de construção total de 1.389,78 m2.  Tem uma planta de configuração retangular em "L" relativamente modular, essencialmente de um piso, articulado com uma zona de estacionamento automóvel adjacente por onde se fará o acesso ao edifício com capacidade de 65 lugares, sendo três afetos a pessoas com mobilidade condicionada, um reservado exclusivamente a veículos de transportes de doentes, e um para paragem nas manobras de carga e descarga de pacientes.

O layout interno é caracterizado por uma ala dupla de gabinetes de observação e consulta que se dispõe paralelamente à avenida Xanana de Gusmão e, a outra, perpendicular à anterior, constituída por uma ala simples de um corredor dando acesso a gabinetes e salas de tratamento, enquanto um segundo corredor de acesso restrito aos funcionários e agentes de saúde integra todos os compartimentos e células de apoio, bem como instalações sociais destinadas aos funcionários.

O Grupo NOV é um grupo diversificado, constituído por sete setores principais, sendo a área da engenharia e construção uma das principais com atuação nacional e internacional.