Ética GNOV

Procedimento de Notificação de Irregularidades em Matéria de Ética e Conduta
Por ser nosso parceiro, a sua colaboração é preciosa para melhor cumprirmos com os nossos valores:
Rigor, Solidez, Cooperação, Competência e Ética.

A dimensão e ambição do Grupo NOV obrigam a que sejamos reconhecidos, nacional e internacionalmente, interna e externamente como uma organização que pauta a sua atuação com base em critérios éticos, não descurando o impacto que as suas decisões, modos de atuação e comportamentos têm sobre os seus órgãos decisores, dirigentes, clientes, fornecedores, colaboradores, entidades reguladoras e público em geral.
Deste modo, o Código de Ética e de Conduta é o instrumento no qual se inscrevem os valores que pautam a atuação do Grupo NOV, bem como os princípios éticos e as normas de conduta a que o Grupo NOV globalmente e os seus colaboradores, em concreto, se encontram sujeitos e que devem assumir como intrinsecamente seus.

Neste sentido, o Código de Ética e Conduta do Grupo NOV, não só elenca os princípios éticos pelos quais o Grupo globalmente se orienta, como define e explicita os padrões de comportamento que todos os seus colaboradores e administradores devem respeitar e fazer respeitar. Saliente-se que todos os nossos colaboradores e administradores tomaram conhecimento, aquando da sua assunção de funções, do Código de Ética e Conduta Grupo NOV, tendo assinado uma declaração de compromisso e cumprimento na qual se vinculam a ele.

Na persecução do cumprimento deste Código, é valiosa qualquer informação que os nossos parceiros possam dar-nos, no sentido de identificar comportamentos, não conformidades ou práticas que contrariem o Código de Ética e Conduta, razão pela qual passamos a sintetizar as regras a que os nossos colaboradores e administrador

Objetivos do Código de Ética e Conduta Grupo NOV

O nosso Código de Ética e Conduta visa tornar conhecidos de todos os colaboradores os padrões de comportamento compatíveis e coerentes com os valores que norteiam o Grupo NOV, bem como as normas de conduta que devem adotar no dia-a-dia e que pretendemos ver reconhecidas pelos nossos clientes, fornecedores, autoridades públicas e sociedade em geral;

Deste modo, o nosso Código de Ética e Conduta pretende estimular os nossos colaboradores e administradores a questionarem-se sobre se o que habitualmente fazem estará de acordo com os valores do Grupo, de forma a consolidar relações crescentes de confiança entre os seus múltiplos stakeholders: clientes, fornecedores, colaboradores, dirigentes, acionistas, entidades reguladoras e público em geral.

Valores A Preservar

Rigor - Temos como compromisso fundamental a garantia do rigor e excelência em tudo o que fazemos. Valorizamos a capacidade de cumprir os compromissos assumidos.

Solidez - O nosso crescimento é alicerçado numa nomenclatura de grupo sólida com grande capacidade de adaptação e dinamismo. Os pilares técnicos, profissionais, humanos e éticos garantem relações duradouras.

Cooperação - Adotamos uma atitude aberta e predisposta à cooperação com parceiros, visando sempre a satisfação plena dos nossos clientes. O interesse individual é melhor conseguido se alcançarmos o interesse coletivo.

Competência - Valorizamos a competência dos nossos recursos humanos, procurando dotá-los dos conhecimentos fundamentais para o melhor desempenho das suas funções e para a sua própria valorização pessoal. O profissionalismo, a qualidade e a eficácia são critérios que privilegiamos, pelo que pretendemos que os nossos colaboradores sejam deles exemplo.

Ética - Alicerçamos a nossa forma de estar em critérios de responsabilidade social, quer nas relações internas às empresas quer nas interfaces com todos os stakeholders, pelo que os nossos colaboradores devem actuar segundo os mais estritos critérios éticos e deontológicos.

Princípios De Atuação Que Devem Ser Manifestados Pelos Nossos Colaboradores
INTERFACE PRINCÍPIO DE ATUAÇÃO COMPORTAMENTOS A APRESENTAR
Clientes Os clientes devem ser tratados com elevado profissionalismo, respeito, lealdade e dedicação.
Deve-se atuar, sistematicamente, de forma a proporcionar ao cliente um serviço eficiente e eficaz de modo a apoiá-lo na tomada de decisão, garantindo o cumprimento das condições acordadas e dos compromissos assumidos.
Os comportamentos de referência base no contacto com o cliente no Grupo NOV são:
  • A cordialidade;
  • A rapidez e o dinamismo;
  • O acompanhamento e a ponte para um próximo contacto;
  • O aspeto visual;
  • A linguagem cuidada;
  • O rigor e o respeito pelos valores e procedimentos estabelecidos.
Fornecedores e prestadores de serviços A escolha dos fornecedores e demais prestadores de serviços deve assentar em critérios claros, justos e imparciais, atendendo não apenas às condições comerciais e qualidade dos produtos propostos, mas também ao seu comportamento ético. No relacionamento com fornecedores e prestadores de serviços é obrigatório:
  • Honrar os compromissos assumidos, respeitando as normas contratualmente definidas.
  • Garantir que todos os fornecedores e prestadores de serviços partilhem e cumprem os princípios éticos e valores defendidos pela organização.
Entidades Públicas e Autoridades Reguladoras Estrito cumprimento de todas as disposições legais, regulamentares e normativas nacionais e internacionais aplicáveis às atividades empresariais vigentes nas regiões onde operamos.
No âmbito da sua independência e autonomia de gestão, o Grupo NOV presta às entidades públicas e autoridades reguladoras toda a colaboração requerida ou informação solicitada dentro do seu alcance.
É da responsabilidade de cada colaborador e administrador, no âmbito do desempenho da sua função, pedir o parecer adequado sobre requisitos legais relevantes e outras matérias legais aplicáveis, de forma a agir de forma esclarecida e alinhada com as disposições aplicáveis à atividade.
Concorrência Respeitar as regras de mercado, promovendo uma concorrência leal, evitando qualquer prática que possa impedir, falsear ou restringir de modo sensível a concorrência. Os colaboradores e administradores do Grupo NOV devem relacionar-se com os concorrentes de forma saudável e cordial, promovendo o respeito mútuo.
Relações Internacionais e Transculturais O Grupo NOV respeita os tratados, acordos e contratos internacionais celebrados com países parceiros, sócios, clientes ou fornecedores, zelando pela convivência equilibrada e harmónica dos interesses comuns entre os respetivos países.
O Grupo NOV observa os ordenamentos jurídicos entre os países envolvidos em parcerias e procura manter programas de qualidade que garantam a entrada dos seus recursos nos mercados com garantia de segurança.
Os colaboradores e administradores do Grupo NOV devem pautar a sua atuação pelo respeito pela diversidade de crenças religiosas, filosóficas e morais presentes nos diversos países onde se encontra internacionalizado, ou com os quais se relaciona.
Os colaboradores e administradores do Grupo NOV desenvolvem relações de trabalho, pessoais e institucionais em harmonia com especificações e tradições das regiões e países de acolhimento, observando, respeitando e cumprindo escrupulosamente as suas leis, usos e costumes.
Acionistas e mercado Atuar com lealdade relativamente aos acionistas e sócios, atendendo aos seus interesses com o objetivo fundamental de lhes criar valor e controlo de risco. Observância absoluta dos princípios e normas legais de tratamento dos seus acionistas, a todos assegurando o exercício dos respetivos direitos societários nos termos da lei, incluindo no que concerne à disponibilização das necessárias informações.
Colaboradores O Grupo NOV promove uma relação de confiança com e entre os seus colaboradores, baseada em princípios de lealdade, competência, valorização do espírito de iniciativa e do sentido de responsabilidade de cada um.
O Grupo NOV tem como desígnio fundamental proporcionar um bom ambiente de trabalho nas mais adequadas condições de segurança e saúde no trabalho e promover o espírito de equipa, união e de entreajuda entre os colaboradores.
Os colaboradores e administradores do Grupo NOV devem pautar a sua conduta no respeito pela dignidade, diversidade e direitos de cada pessoa, proporcionando um ambiente de trabalho favorável a um desempenho profícuo e as mais adequadas condições de segurança e saúde no trabalho.
Na esfera do Grupo NOV apenas são admitidas condutas que assegurem a igualdade de oportunidades, de tratamento e não discriminação, independentemente da raça, etnia, género, idade, origem, nacionalidade, religião, ideologias, orientação sexual, condição física, convicções políticas ou filiações sindicais.
Cada um deve ainda garantir a comunicação, partilha e registo de informação entre colaboradores.
É ainda obrigatório assegurar o cumprimento das normas aplicáveis em matéria de segurança, saúde e higiene no local de trabalho, devendo os colaboradores e administradores do Grupo NOV observar estritamente as leis, regulamentos e instruções internas sobre esta matéria.
Meio Ambiente O Grupo NOV respeita e protege o ambiente através da adoção de princípios, estratégias e práticas que visam minimizar o impacto ambiental decorrente das suas atividades, destacando-se a utilização racional de recursos naturais e a adequada gestão de resíduos. Os colaboradores e administradores do Grupo NOV devem atuar de forma pró-ativa na proteção do meio ambiente, visando por todos os meios minimizar o impacto ambiental decorrente das atividades do Grupo NOV, sustentando a sua atuação na utilização racional de recursos naturais e na adequada gestão de resíduos, no intransigente respeito pelas normas e disposições legais aplicáveis.
Sociedade em Geral O Grupo NOV desenvolve a sua atividade no sentido de privilegiar o interesse e o bem-estar das comunidades com as quais se relaciona e nas quais se insere, promovendo a participação em iniciativas que enalteçam o seu importante contributo no âmbito da cidadania corporativa. Os nossos colaboradores, administradores e acionistas devem ser sensíveis às questões ambientais e sociais, e agir de forma social e eticamente responsável, promovendo a todo o momento a boa imagem do Grupo, sendo cidadãos responsáveis nas comunidades onde estão inseridas as nossas atividades empresariais, independentemente da sua geografia.
É fundamental que as empresas do Grupo estejam atentas e sempre intransigentemente associadas ao respeito pelos direitos humanos e à defesa de condições de trabalho dignas e aceitáveis.

 

Normas de Conduta a Apresentar Pelos Nossos Colaboradores
DIMENSÃO CONDUTA A APRESENTAR
Responsabilidades Todos os colaboradores devem pautar a sua atuação garantindo o cumprimento dos limites de responsabilidade que lhes são atribuídos, devendo usar o poder que lhes tenha sido delegado de forma não abusiva e sempre orientada para a consecução dos objetivos da empresa e/ou Grupo e nunca para a obtenção de vantagens pessoais.
Os colaboradores devem agir com verticalidade, isenção e objetividade na análise das decisões de negócio tomadas em nome da(s) respetiva(s) empresa(s) do Grupo.
Devem pautar a sua atuação pelo rigoroso cumprimento das leis e normativos aplicáveis à sua atividade (e atividades do Grupo NOV) no âmbito das responsabilidades que lhes estão atribuídas sempre com isenção, competência e rigor.
Devem respeitar os valores do Grupo NOV e os princípios pautados no Código de Ética e Conduta, tanto nas relações internas como externas.
Relacionamento Interpessoal Estabelecimento de relações humanas baseadas na lealdade, respeito, simpatia, espírito de cooperação e entreajuda, qualidades que deverão estar presentes nas relações que os colaboradores estabelecem entre si, bem como com terceiros.
Conflitos de Interesses No Grupo NOV, as decisões comerciais são tomadas com base no melhor interesse do Grupo em detrimento de considerações ou relações pessoais. Devem ser evitadas situações em que os interesses pessoais entram, ou parecem entrar, em conflito com o interesse do Grupo.
Entende-se existir conflito de interesses, ainda que meramente potencial, sempre que os colaboradores sejam chamados a intervir em processos de decisão que envolvam, direta ou indiretamente, organizações com que colaborem ou tenham colaborado ou pessoas a que estejam ou tenham estado ligados por laços de parentesco, afinidade, amizade ou de inimizade.
Regime de Exclusividade Os colaboradores do Grupo NOV, seja qual for a sua vinculação jurídica, prestam os seus serviços em regime de exclusividade não podendo, em consequência, exercer quaisquer outras funções fora do Grupo por conta própria ou em regime de subordinação jurídica, constituindo falta grave a violação da presente obrigação.
Cabe à Comissão Executiva do Grupo NOV autorizar, caso a caso, eventuais exceções ao regime de exclusividade.
Integridade Os colaboradores do Grupo NOV não devem receber de terceiros qualquer espécie de gratifições, pagamentos ou favores suscetíveis de criarem, a quem os presta, expetativas de favorecimento nas suas relações com o Grupo.
Quaisquer ofertas recebidas de terceiros que excedam um valor simbólico e comercialmente despiciendo deverão ser sempre comunicadas ao superior hierárquico e, imediatamente, recusadas se indicadoras de expetativas de obtenção de favorecimento especial por parte dos ofertantes.
Lealdade Os colaboradores devem assumir um comportamento de lealdade para com o Grupo NOV e a empresa neste integrada a que se encontrem adstritos, empenhando-se em salvaguardar a sua credibilidade e boa imagem em todas as situações, bem como promover e garantir o seu prestígio.
Confidencialidade, Sigilo Profissional e Segurança da Informação Os colaboradores do Grupo NOV estão obrigados a proteger as informações confidenciais do Grupo NOV, bem como as dos nossos clientes e fornecedores.
Os nossos colaboradores estão sujeitos ao sigilo profissional no que diz respeito a todos os factos respeitantes à vida do Grupo NOV, em particular nas matérias que, pela sua importância ou legislação existente, não devam ser do conhecimento geral, usando de reserva e discrição relativamente aos factos e informações de que tenham conhecimento no exercício das suas funções.
De acordo com o nosso Código de Ética e Conduta, esta obrigação estende-se mesmo após os colaboradores cessarem as suas funções e após saída do Grupo.
Evolução Pelo Mérito Os colaboradores do Grupo NOV devem procurar continuamente aperfeiçoar e atualizar os seus conhecimentos com o objetivo de melhorarem as suas capacidades profissionais e, consequentemente, melhorar a prestação dos serviços aos clientes.
Semestralmente os nossos colaboradores participam num rigoroso sistema de avaliação de desempenho que visa, entre outras coisas, avaliar o mérito de cada colaborador e identificar os pontos de melhoria.
Uso e Proteção de Bens Os colaboradores do Grupo NOV devem fazer uma utilização criteriosa, racional e eficiente dos bens que lhe estão facultados, evitando o desperdício. Além disso, não devem utilizar, direta ou indiretamente, quaisquer bens ou recursos da empresa ou dos seus clientes e fornecedores em seu proveito pessoal ou de terceiros.
Devem, igualmente, zelar pelo bom estado de conservação do património da empresa a que se encontrem adstritos, procurando o adequado controlo e gestão dos materiais necessários à atividade, protegendo-os de perdas, danos, roubos, utilização indevida, desvio ou destruição.
Uso de Armas, Álcool e Drogas Aos colaboradores do Grupo NOV é absolutamente proibido o uso de armas e o consumo de bebidas alcoólicas e de drogas no ambiente de trabalho, bem como a entrada nas instalações das empresas do Grupo NOV de qualquer pessoa em estado de embriaguez, armada ou sob influência de substâncias que causem interferência no seu comportamento.
Interculturalidade Todos os colaboradores que desempenham as suas funções no Grupo NOV, independentemente do local ou país onde se encontrem, devem aprender e compreender num espírito de tolerância e de respeito os modos de vida, os gostos, as expetativas, a língua, a educação e a formação dos povos de cada país. Devem, igualmente, conhecer e respeitar a legislação e regulamentos aplicáveis nos países de acolhimento, usando sempre de urbanidade no tratamento dos cidadãos nacionais.
Nestas circunstâncias, os colaboradores devem abster-se de atos, atitudes ou comportamentos conflituantes com as leis, usos e costumes de cada país.
Boa Governança As empresas do Grupo devem ser administradas com especial zelo, lealdade e transparência, criando condições de diálogo dentro dos órgãos de administração sobre os objetivos, estratégia, análise de risco e avaliação de desempenho e na observância dos mais elevados padrões de boa governança empresarial.

 

Colabore Connosco Comunicando-nos Eventuais Irregularidades

A salvaguarda dos nossos valores de Rigor, Solidez, Cooperação, Competência e Ética, junto de todos os nossos clientes, fornecedores, colaboradores e restantes parceiros é para nós uma prioridade fundamental.

Deste modo, temos um canal direto e com caráter de sigilo para a gestão rápida e eficiente de não conformidades, que pode ser acedido mediante carta ou email para os seguintes endereços:

Comissão De Ética E Conduta Do Grupo NOV
Morada: Rua de Tomar 80, Quinta da Sardinha, 2495-195 Santa Catarina da Serra, Leiria, Portugal
Emailcomissaoeticaeconduta@gruponov.com

A Comissão de Ética e Conduta do Grupo NOV garante o anonimato e a proteção do autor de qualquer comunicação de irregularidades nos termos da Diretiva (EU) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019 e demais legislação aplicável.

Agradecemos antecipadamente toda a colaboração que possa eventualmente dar-nos!