Remoção de sedimentos na albufeira de Monte da Rocha

Date de nouvelles: 22 Novembre 2023

Através de procedimento público, a AgdA - Águas Públicas do Alentejo adjudicou, à BioSmart, a Remoção de Sedimentos Contaminados na Albufeira de Monte da Rocha.

Através de procedimento público, a AgdA - Águas Públicas do Alentejo adjudicou, à BioSmart, a Remoção de Sedimentos Contaminados na Albufeira de Monte da Rocha.

Para evitar a degradação da qualidade da água da albufeira, estes sedimentos, potencialmente contaminados com alumínio, serão retirados, recorrendo a meios mecânicos, e levados a destino final adequado.

O serviço, com uma duração estimada de cerca de dois meses, contempla a remoção da vegetação existente e decapagem do terreno, remoção dos sedimentos, regularização da zona de descarga da ETA com colocação de material rochoso, gestão e encaminhamento dos resíduos, bem como a caracterização analítica dos resíduos recolhidos.

Estima-se uma área de intervenção correspondente a cerca de 500 m2, que corresponderá um volume estimado de sedimentos removidos de cerca de 50 m3 e/ou 125 toneladas de resíduos.

A ETA de Monte da Rocha localiza-se na margem direita da albufeira e junto à respetiva barragem. A ETA foi ampliada e remodelada em 2015.

Os sedimentos que se pretendem remover provêm de descargas de lamas de tratamento de água para abastecimento associados à descarga de lamas da antiga Estação de Tratamento de Água (ETA) de Monte da Rocha, e que se acumularam no local. Estes sedimentos ainda que estejam na área de inundação da albufeira têm estado a descoberto, uma vez que os níveis da albufeira se encontram muito baixos, função da prolongada seca que a região atravessa. Com a execução deste trabalho pretende-se prevenir a degradação da qualidade de água da albufeira.

Os resíduos serão encaminhados para a Unidade da BioSmart, no concelho de Beja, em cujas instalações estão instalados o Aterro de Resíduos Não Perigosos e a Unidade de Compostagem.

A BioSmart tem apostado fortemente na diferenciação e inovação nas suas diversas unidades operativas, investindo em melhorias constantes para a salvaguarda da sustentabilidade ambiental, sem esquecer o bem-estar das populações envolventes.