Empresas do Grupo NOV distinguidas com o Estatuto INOVADORA COTEC
News date: 22 June 2026
Ecopaint, Biosmart e Lena Agregados recebem simultaneamente o reconhecimento da COTEC Portugal, numa edição em que o Grupo NOV afirma, de forma inequívoca, a inovação como pilar estrutural de toda a sua atividade industrial e ambiental.
O Estatuto INOVADORA COTEC foi lançado em 2021, resultado de uma parceria entre a COTEC Portugal e as principais instituições financeiras do país. Tem como objetivo distinguir publicamente as empresas nacionais que, pelo seu desempenho de inovação, constituem exemplos de criação de valor para o país, promovendo simultaneamente o acesso a condições mais favoráveis de financiamento. Esta distinção reconhece empresas que aliam solidez financeira, desempenho económico consistente e investimento sustentado em inovação.
Três empresas do Grupo NOV foram distinguidas com o Estatuto INOVADORA COTEC 2026 na mesma edição: a Ecopaint, a Biosmart e a Lena Agregados. — atualmente designada Novinertes.
Este reconhecimento é o reflexo de uma cultura partilhada que o Grupo NOV tem cultivado ao longo dos anos nas suas diferentes unidades de negócio: a cultura de gerir com rigor, inovar com propósito e crescer de forma sustentada. As três empresas operam em setores distintos, Indústria, Ambiente e Energia, mas partilham o mesmo ADN e os mesmos valores: cooperação, rigor, solidez, competência e ética
A Ecopaint, especializada na produção de tintas e revestimentos de base aquosa para construção civil sob a marca Profitinta e de produtos termoplásticos para marcação rodoviária com a Roadpaint, recebe o Estatuto INOVADORA COTEC pelo terceiro ano consecutivo — depois de já ter sido distinguida em 2024 e 2025.
Com uma pontuação de 45 pontos, um volume de negócios de 3,2 milhões de euros e uma autonomia financeira de 54%, a Ecopaint cumpriu a totalidade dos critérios obrigatórios de solidez financeira, afirmando-se como um operador de referência no setor das tintas e revestimentos em Portugal.
A Biosmart recebe pela segunda vez o selo Estatuto INOVADORA COTEC com alguns dos indicadores financeiros mais sólidos do grupo. Com um volume de negócios de 13,5 milhões de euros, uma margem EBITDA de 48%, uma autonomia financeira de 76% e um crescimento médio anual de 26% nos últimos três anos, a empresa apresenta uma solidez que contrasta com a volatilidade do setor ambiental e demonstra que é possível crescer com consistência na economia circular.
A empresa alcançou 51 pontos na avaliação, cumprindo todos os critérios obrigatórios e sendo reconhecida pela participação em projetos de IDI em regime de cooperação. O reconhecimento chega num momento em que as políticas europeia e nacional de transição verde tornam este setor cada vez mais estratégico para o país.
A Lena Agregados, que no início deste ano adotou uma nova designação social — NOVINERTES — opera há mais de 30 anos no setor da produção e comercialização de agregados e misturas betuminosas, recebe pela primeira vez o Estatuto INOVADORA COTEC 2026 e desde logo com a pontuação mais elevada das três empresas: 62 pontos.
Destacam-se, na avaliação, o elevado investimento em investigação e desenvolvimento — com uma despesa em I&D de 905 551 euros e um crescimento acumulado do volume de negócios de 7% ao ano nos últimos três anos, num volume de negócios total de 12,3 milhões de euros.
O reconhecimento simultâneo de três empresas do mesmo Grupo é, acima de tudo, um reconhecimento ao Grupo NOV enquanto agente económico da região centro. Três empresas, dois setores, uma mesma cultura de rigor e inovação — e um grupo que, a partir de Leiria, continua a contribuir de forma determinante para o fortalecimento e a competitividade do tecido empresarial nacional.