Viamarca na implementação de sinalização junto de pedreiras em situação crítica

News date: 7 November 2019

A derrocada parcial da Estrada Municipal 255 em Borba, no dia 19 de novembro de 2018, reforçou a necessidade de apurar a situação real das pedreiras existentes em todo o território continental, de forma a avaliar necessidades de intervenção tendo como objetivo primordial a proteção de pessoas, de bens e do meio ambiente.

O levantamento realizado pelo Governo aponta para a existência de cerca de 2.500 pedreiras, entre as quais 57% licenciadas pela Administração Pública central e 43% licenciadas pela Administração Pública local. 

Visando melhorar a segurança em algumas destas pedreiras, em maio de 2019, a EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. (EDM, S.A.), adjudicou à Viamarca a empreitada de Implementação de Sinalização na Envolvente das Pedreiras em Situação Crítica por um valor de cerca de 120 mil euros.

A empreitada em causa foi desenvolvida em articulação com as Câmaras Municipais das 38 regiões envolvidas nas cerca de 150 pedreiras em situação crítica, de norte a sul do País, desde Ponte de Lima, Vila Pouca de Aguiar, Vila Nova de Foz Côa, passando por Leiria, Torres Vedras e Sintra até Ferreira do Alentejo e Almodôvar,

Esta empreitada envolveu um plano de sinalização com colocação de mais de 820 sinais verticais nas principais zonas de risco.

Mais recentemente, em outubro de 2019, foi também adjudicada à Viamarca empreitada de Implementação de Sinalização Complementar na Envolvente das Pedreiras em Situação Critica, especificamente sinalização horizontal e vertical com leds, por um valor que ronda os 17 mil euros.