Reparação de bombas submersíveis na captação da ETA do Rabagão

News date: 9 May 2022

No âmbito do contrato da prestação de serviços de reparação e conservação dos equipamentos eletromecânicos para a Águas do Norte, a Biosmart procedeu à reparação das Bombas Submersíveis KSB na captação da ETA do Rabagão.

Esta captação, em plena albufeira da Barragem do Rabagão, é provida de Grupos de Bombagem que, em caso de necessidade de manutenção, são elevados através de um pórtico existente no local.

Ainda com o sustentáculo do pórtico, as Bombas Submersíveis (com cerca de 1 tonelada cada uma) são colocadas numa embarcação que se desloca até à margem, num local que permita a sua elevação diretamente para uma viatura de transporte.

Será nesta viatura que os Grupos de Bombagem são transportados até ao local da manutenção.

Em oficina procedeu-se à desmontagem das bombas, limpeza dos componentes, montagem de novos conjuntos de peças de substituição e ensaios.

Após os trabalhos de oficina, procedeu-se à montagem das mesmas no local inicial, com recurso ao mesmo procedimento da desmontagem.

Este processo decorreu de forma autónoma para cada uma das bombas, para que o serviço de bombagem não fosse descontinuado.

Para além da equipa da BioSmart, foram também necessários, para a correta conclusão deste procedimento, 2 mergulhadores devidamente credenciados, pertencentes ao Corpo de Bombeiros local.