Grupo NOV conclui projeto de estruturação de corredor urbano na Baixa da Banheira

News date: 9 January 2023

A empreitada de «Estruturação de Corredor Urbano da Avenida 1º de Maio na Baixa da Banheira» no Barreiro foi adjudicada pelo Município da Moita à Lena Engenharia e Construções. A área da construção do Grupo NOV integra ainda a empresa NOV Pro Construções.

Este projeto específico teve início em março de 2021 e terminou no passado mês de dezembro de 2022, com um investimento final que ascendeu aos dois milhões de euros.

A intervenção foi feita numa área de cerca de 5 hectares, e consistiu essencialmente no reperfilamento da Avenida 1º de Maio, sita na Baixa da Banheira, concelho da Moita, alargando-se, dessa forma, o corredor viário através da materialização de uma faixa de rodagem com 4 vias na maior parte da Avenida.

Em concreto, foram levadas a cabo as seguintes intervenções: implementação de corredores BUS nos dois sentidos de circulação; introdução de uma interceção giratória de modo a regular o trânsito entre a Avenida 1º de Maio e Avenida José Almada Negreiros; introdução de uma interceção giratória alongada de modo a melhorar a circulação viária entre a Avenida 1º de Maio e as Ruas Bordalo Pinheiro e José Gomes Ferreira; colocação de uma ciclovia bidirecional no passeio norte da Avenida 1º de Maio, com ligação à Estação Ferroviária de Alhos Vedros; reordenamento do estacionamento dentro da zona de intervenção; beneficiação do espaço público envolvente, com o aumento da área em calçada, aplicação de novo mobiliário urbano, criação de novos espaços verdes e plantação de árvores.

Esta intervenção permite uma melhor regulação do tráfego rodoviário, proporcionando um aumento da capacidade instalada bem como um aumento global da segurança rodoviária. Favorece ainda a renovação urbana da zona envolvente, nomeadamente áreas públicas ou privadas adjacentes.

Sendo o Grupo NOV um grupo diversificado de empresas que atuam em várias áreas, e valorizando a cooperação interna, a empreitada contou ainda com a colaboração da Viamarca, da Lena Agregados e da Lenobetão do Grupo NOV Indústria.