Consórcio constituído por Grupo NOV ganha obra de infraestruturas viárias na Colômbia

News date: 16 January 2023

O Grupo NOV Engenharia e Construções na Colômbia faz parte do consórcio vencedor da empreitada de melhoria de estradas no Departamento de Santander. Este é um dos 32 departamentos da Colômbia, localizado na parte nordeste do país, sendo a sua capital Bucaramanga a sétima cidade mais populosa do país.

A obra foi adjudicada no passado mês de dezembro, e do consórcio fazem ainda parte 3 empresas colombianas. Tem um prazo de execução de 60 meses e um valor de 17,8 milhões de dólares.

Este projeto de engenharia e construção, no Departamento de Santander, pretende conectar várias regiões governamentais, juntando povoações até agora com ligações viárias de muito má qualidade. Serão 31 km de vias a pavimentar, que inclui ainda obras de contenção, obras hidráulicas (esgotos tipo INVIAS, bueiro de caixa e vala de coroamento), sinalização vertical e horizontal.

Algumas das estradas a melhorar requerem trabalhos profundos de requalificação, para melhoria da circulação entre territórios para as populações e melhoria segurança rodoviária. São estradas primárias e secundárias, sem pavimentação adequada ou mesmo em terra batida, sem proteção de taludes ou drenagem adequada.

Considerando, por um lado, a orografia em que se desenvolve e, por outro, algumas zonas de alta densidade urbana, esta é considerada uma obra de complexidade elevada que, pelo Caderno de Encargos, exigiu, além da experiência geral, experiência específica em obras com a mesmas características. Para isso, o Grupo NOV Engenharia e Construções - Sucursal Colômbia teve necessidade de certificar contratos específicos de semelhante complexidade.

Como grupo internacional e diversificado, na América Latina, o Grupo NOV marca ainda presença nos mercados do Brasil e Venezuela com as atividades ligadas à construção, indústria e imobiliária.