Águas do Vale do Tejo contratam BioSmart para serviços de limpeza de lamas no Polo Alentejo

News date: 8 May 2024

A BioSmart, do Grupo NOV Ambiente e Energia, tem sido um parceiro regular da Águas do Vale do Tejo, S.A. (AdVT), garantindo, ao longo dos anos e via procedimento público, a prestação de diversos serviços nas suas infraestruturas.

A AdVT é uma empresa multimunicipal de Abastecimento de Água para Consumo Humano e de Saneamento de Águas Residuais. Este sistema multimunicipal compreende, na vertente de abastecimento de água, mais de 1.400 infraestruturas e 3.538 km de condutas adutoras e, na do saneamento, mais de 1.000 instalações e 888 km de emissários. Estima-se que a população residente servida por este sistema atinja, atualmente, cerca de 1,1 milhões de habitantes.

Nos últimos meses, a BioSmart foi contratada pela AdVT para execução de dois serviços distintos, na área denominada “Polo Alentejo”, que, no seu conjunto, poderão significar uma faturação total superior a 1,8 milhões de euros.

O primeiro contrato, com um prazo de 9 meses, visa recolher, transportar e encaminhar a destino final adequado cerca de 3.000 toneladas de lamas de ETA (Estação de Tratamento de Águas) provenientes de cinco instalações. As unidades da AdVT em causa, Apartadura, Caia, Póvoa, Monte Novo e Vigia, dispersas por uma extensa área, são servidas pelas instalações da BioSmart em Beja e em Castelo Branco.

O segundo contrato tem como objeto a recolha, transporte e encaminhamento para destino final de Lamas das ETAR e EEAR (Estações de Tratamento e Estações Elevatórias de Águas Residuais). Estão abrangidas 60 instalações de diversos concelhos dos distritos de Évora e Portalegre, podendo o acondicionamento ser garantido através de contentor ou de silo. Em diversas instalações, as lamas estão armazenadas em leitos de secagem, pelo que os trabalhos serão executados através do processo de limpeza mecânica e/ou manual, sendo repostas as condições iniciais destes leitos. Estima-se que, durante o período máximo previsto (36 meses), sejam encaminhadas a destino final 31.966 toneladas de lamas, para as instalações da BioSmart em Beja e em Ansião.

O Grupo NOV é um grupo diversificado com várias áreas de atividade que atuam por todo o território nacional. Na área do Ambiente e Energia, inclui mais duas empresas, a Bioenergias e a Treciver. No caso da prestação destes serviços para a AdVT, a Treciver, como subcontratada, é o parceiro ideal para reforçar as capacidades de contentorização e de transporte destes resíduos.