BioSmart melhora infraestruturas da SIMDOURO em Penafiel

News date: 24 May 2024

A Biosmart, empresa do Grupo NOV Ambiente e Energia, procedeu à instalação, na ETAR de Paço de Sousa em Penafiel, gerida pela SIMDOURO, de uma ponte rolante com capacidade para 1.600 kg equipada com uma colher bivalve.

Este equipamento vai acelerar e facilitar a remoção das areias que bloqueiam a entrada da ETAR. Estas obstruções afetam o fluxo de tratamento e a eficácia geral da instalação.

Em simultâneo, foi desenvolvido um bailéu específico para esta instalação, projetado para agilizar e melhorar as intervenções de manutenção na obra de entrada da ETAR. O bailéu facilita a descida e subida dos técnicos da SIMDOURO, e das ferramentas para as ações de manutenção, tornando estas operações mais seguras.

A utilização destes três equipamentos combinados – ponte rolante, colher e bailéu – reduz os esforços manuais intensivos, libertando recursos humanos para outras tarefas críticas da operação da ETAR. As melhorias obtidas contribuem para a sustentabilidade ambiental através da redução do consumo de energia e outros recursos, resultando num tratamento mais eficaz das águas residuais.

Realizado em colaboração com a Equimetra, empresa também do Grupo NOV, e a EQS Global, este projeto demonstra o compromisso da Biosmart com soluções inovadoras para os desafios do tratamento de águas residuais, em prol da sustentabilidade com benefícios diretos para a comunidade envolvente da ETAR de Paço de Sousa.

A SIMDOURO, S.A. é responsável pela construção, gestão e concessão do sistema multimunicipal de saneamento do grande Porto, em regime de exclusivo e por um prazo de 50 anos. Dedica esforços contínuos para melhorar a eficiência operacional e a capacidade efetiva das suas infraestruturas de tratamento de águas residuais, tendo adjudicado estes trabalhos ao abrigo do concurso “Aquisição de bens e serviços de equipamentos de elevação de cargas das instalações da SIMDOURO (AR042 D2 Fase 3)”.